Portaria Virtual e Presencial

Novas tecnologias têm surgido a todo momento para facilitar ainda mais a vida das pessoas, reduzindo recursos, agilizando processos, promovendo mais segurança, entre outros benefícios. E, claro, parte dessas soluções também chegariam nos condomínios. 

Afinal, modernizar a segurança condominial é algo mais do que necessário nos dias de hoje com o aumento no número de furtos e assaltos a condomínios. Muitos desses casos poderiam ser evitados com um sistema tecnológico de segurança totalmente eficiente.

Falando em segurança, uma das novidades do momento nos condomínios, e que estão gerando bastante dúvidas entre os moradores, são as portarias remotas e presencial. 

Além de modernizar a rotina do condomínio, essas soluções ajudam a agilizar e a controlar melhor o fluxo de entrada e saída do condomínios, principalmente, nos horários de pico. 

Você sabe qual a diferença  entre portaria presencial ou remota ? 

Apesar desses serviços estarem ganhando cada vez mais espaço no mercado, ainda é um pouco difícil distinguí-los. Então, para ficar mais claro, descreveremos a seguir cada um deles. 

Portaria presencial

Ter uma portaria 24 horas em um condomínio residencial ou empresa pode oferecer muito mais segurança e conforto..

A portaria presencial garante que haverá alguém à disposição a qualquer momento do dia, inclusive nos imprevistos que podem acontecer durante a madrugada.

Com um porteiro disponível durante todo o dia, o monitoramento – não só da entrada e saída, mas também de todas as áreas comuns do condomínio e da empresa – é garantido.

Além do quesito segurança, a portaria presencial também facilita o recebimento de entregas e encomendas. Sem falar na possibilidade de intermediar conflitos, solicitando que o porteiro interfone em andares vizinhos pedindo redução no barulho sem se expor.

 

Portaria remota

A portaria remota, como o próprio nome sugere, funciona praticamente como uma portaria convencional, só que à distância. Ela gerencia a segurança do condomínio, assim como entrada e saída de moradores, prestadores de serviço e visitantes e, ainda, monitora em o condomínio 24 horas por dia, todos os dias da semana, agindo quando necessário e em tempo real.

Para o completo funcionamento desse tipo de portaria, o condomínio precisará instalar uma eclusa que evitará com que pessoas não autorizadas entrem no local ao mesmo tempo que algum morador ou visitante autorizado. Essa medida também ajudará a inibir a tentativa de assaltos ou outros crimes, pois pessoas mal intencionadas terão muito mais dificuldade para acessarem o condomínio.

Um diferencial dessa portaria é que ela faz um registro detalhado de todas as entradas e saídas, assim seu condomínio ficará resguardado com informações valiosas para entrar com qualquer medida judicial ou acionar a polícia. 

Vale ressaltar que essa é a opção tecnológica mais completa disponível hoje para atender as portarias dos condomínios e, portanto, exige um investimento maior na instalação, já que é composta por câmeras, chaves de acesso personalizadas, eclusa e dispositivos emergenciais que farão o trabalho em caso de queda de energia ou instabilidade da rede de internet.